Formulação Padrão versus o Consumo Real

Mais
4 anos 2 semanas atrás - 4 anos 2 semanas atrás #4580 por admin
– No Ramo Alimentício, temos o seguinte processo:
1 - Formulação Padrão versus o Consumo Real
A qualidade final dos produtos industrializados é altamente dependente das matérias-primas utilizadas na fabricação e do comportamento dessas nas etapas de processamento.
Para que os produtos se mantenham constantemente adequados aos requisitos das Normas de Industrialização e com as características desejáveis pelos clientes/consumidores, são estabelecidos controles para sua produção, como especificações de ingredientes, formulações de produtos e padrões de processo de fabricação, com a fixação de valores mínimos e máximos para determinados parâmetros.
Comumente na indústria ocorrem situações adversas, que podem influenciar diretamente nas características físicas dos produtos industrializados, necessitando então de adaptações das formulações padrão e/ou regulagens nos equipamentos para determinado tipo de produto e assim conseguir os padrões de qualidade.
Os fatores que influenciam na variação de componentes da formulação padrão versus o consumo real (ordem de produção) são: Características das Matérias-primas; Fatores externos e Funcionalidade dos Equipamentos e/ou Ruptura do processo produtivo.
2 - Características das Matérias-primas
No caso dos ingredientes utilizados na elaboração de um determinado produto, a definição de parâmetros, com mínimos e máximos, decorre da natureza de cada um dos ingredientes e em função das variações observadas nas Matérias Primas das quais o ingrediente é originado.
Existem matérias-primas, que a depender do lote produtivo, apresentam características diferentes entre si. Estes insumos nunca serão exatamente igual uns aos outros.
Logo, para abranger as variações da origem e ao mesmo tempo atender os requisitos da aplicação final, os insumos são especificados em faixas de valores (com mínimo, máximo ou ambos) para características como umidade, teor dos componentes, estabilidade, impurezas e outros. Nunca serão valores únicos e exatos.
Esse raciocínio pode ser aplicado para grande parte dos ingredientes utilizados, de modo que é absolutamente necessária a especificação de cada ingrediente com faixas de valores para as características específicas desejadas.
3 - Fatores externos
Na área de produção, fatores ambientais como temperatura e umidade do ar exercem influência sobre o processo de fabricação e nem sempre esses fatores podem ser mantidos padronizados na área interna, dada a intensidade de ocorrência no ambiente externo.
Para certos tipos de produto final, por exemplo, o tempo de atingimento da característica esperada, pode ser afetado pela temperatura e umidade ambientes, de modo que são necessárias intervenções no processo de fabricação para que se mantenham os padrões estabelecidos, em geral com a dosagem adicional de ingredientes ou aditivos, originalmente previstos em quantidades menores na formulação do produto.
Importante destacar que em processos específicos, há a transformação de componentes originais em compostos que nem sempre podem ser medidos, como o gás carbônico. Também há perda de umidade por evaporação. Para ambos os casos, é possível se estimar os fatores de conversão ou perda, mas nunca se determinar os valores exatos para cada produto ou lote de produção.
Em maior ou menor grau, os fatores ambientais e os processos específicos afetam a fabricação de todos os produtos, sendo necessários os ajustes durante o processo de fabricação para que se alcancem os padrões definidos para o produto acabado.
4 - Funcionalidade dos Equipamentos e/ou Ruptura do processo produtivo
Quanto aos equipamentos de produção, embora sejam programados e regulados para repetirem constantemente as condições de processo definidas (temperatura, pressão, tempo etc.), pequenas oscilações podem ocorrer, com reflexos no rendimento da produção e mesmo nos produtos acabados, os quais somente serão liberados para comercialização se atenderem às faixas de valores mínimos e máximos
para os parâmetros especificados.
Na hipótese de um mesmo produto ser fabricado em linhas de produção (equipamentos) diferentes, é bastante provável que a formulação padrão tenha que ser ajustada para que resulte no produto acabado com as características desejadas, tendo em vista que é esperado que existam pequenas variações entre os equipamentos que compõem as linhas de produção diferentes.
Equipamentos estão sujeitos a interrupções em seu funcionamento, seja pela necessidade de manutenção pontual ou pela falha no fornecimento de energia elétrica, por exemplo. Em qualquer dos casos, e desde que não ocorra a desqualificação do produto para o consumo, será necessária a intervenção por meio do ajuste da formulação ou do reprocessamento do produto em fabricação, visando restabelecer as condições de processo definidas, para que se obtenham os produtos acabados, conforme as especificações. De todo modo, serão impactados o rendimento e as quantidades de ingredientes previstas para utilização.
A produção esperada pode sofrer alterações devido aos fatores já mencionados anteriormente, onde se faz necessário as correções das formulações iniciais com adição ou diminuição dos ingredientes, influenciando no rendimento e na produção final obtida.
Considerando-se todas as questões expostas, as quais são inerentes à fabricação de alguns tipos de Produtos, é esperado que as quantidades de ingredientes e de produtos representadas pelas listas técnicas (formulações) não correspondam com exatidão ao consumo real de ingredientes e às quantidades finais de produtos acabados.
5 - Reprocesso Gorduras e Margarinas
Na qualidade de indústria de gorduras e margarinas existem duas plantas industriais dentro de uma mesma unidade, refinaria e produção de margarina, onde uma depende da produção da outra. A refinaria recebe o óleo vegetal, que é refinado e entregue como matéria-prima para a produção de margarina.
Entendemos como um reprocesso o produto voltar à fase de elaboração por meio das seguintes fontes:
• Produto avariado, margarina ou gordura, que já foi apontado na ordem de produção da fábrica de margarinas.
• Produto avariado, margarina ou gordura, oriundo de devoluções de mercado.
• A troca de produção na linha (conclusão da produção do produto A- e início da produção do produto B-, sobrando um resíduo entre o processo final e o início do outro processo.
O processo ocorre da seguinte forma:
Todos os produtos são recebidos, misturados e levados à estação de tratamento, onde é extraída, apenas, a gordura. Essa é encaminhada para a refinaria e utilizada, novamente, no processo como insumo de vários produtos. Todas as fontes de reprocesso tornam-se um único produto, gorduras diversas e a mesma é utilizada na produção de vários outros produtos, não havendo a relação origem e destino. A gordura diversa é consumida como base hidrogenada e não se faz necessário uma descriminação deste
processo. Como adequar esse processo ao Bloco K?
Ultima edição: 4 anos 2 semanas atrás por admin.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Mais
4 anos 2 semanas atrás #4581 por admin
No caso da existência de variáveis no processo produtivo que possam influenciar no consumo específico, o
consumo específico padronizado e a perda normal percentual serão médios.
Quanto ao retorno de “produtos avariados” ao processo produtivo, deve-se, inicialmente, efetuar uma
movimentação interna – K220, dando saída do estoque de “produto pronto” e entrada no estoque de “produto
avariado”. Posteriormente, a quantidade consumida do “produto avariado” no processo produtivo deve ser
escriturada no K235 do registro K230 do produto resultante.
Quanto ao resíduo existente na troca de produção na linha, o mesmo deve ser classificado como subproduto
– tipo 05, e, quando consumido no processo produtivo, ser escriturado no Registro K235. A quantidade
gerada de subproduto é escriturada no Registro K200.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Not Allowed: to create new topic.
  • Not Allowed: to reply.
  • Not Allowed: to edit your message.
Tempo para a criação da página:0.337 segundos
Powered by Fórum Kunena